Desde o dia 16 de novembro que a Biblioteca Municipal de Mourão integra um Espaço Cidadão (EC), ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão.
A integração deste EC no espaço da biblioteca é fruto de um protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e o Município de Mourão, configurando uma Rede de Espaços de Cidadão que rentabiliza e potencia a participação ativa e a cidadania informada de todos.
No entendimento de que as bibliotecas públicas devem proporcionar a apropriação do seu espaço pela comunidade, considera-se fazer todo o sentido a integração de Espaços do Cidadão nestes equipamentos municipais, bem como de outros serviços de apoio à participação cidadã da comunidade.
No âmbito deste projeto-piloto, estão já em funcionamento outros quatro Espaços Cidadão: no Alandroal (local provisório), na Biblioteca Municipal de Alvito, Biblioteca Municipal de Castro Verde e na Biblioteca Municipal de Vendas Novas.

No caso de Mourão, facilitando a vida e evitando muitas deslocações à população, são mais de 12 os organismos presentes com diversos serviços disponíveis:
- SERVIÇOS PARTILHADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
- CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES
- INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
- AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO
- ADSE - DIREÇÃO-GERAL DE PROTEÇÃO SOCIAL AOS FUNCIONÁRIOS E AGENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
- AMA - AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
- AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA
- SEF - SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS
- IMT – INSTITUTO DE MOBILIDADE E TRANSPORTE
- ADENE – AGÊNCIA PARA A ENERGIA
- DIREÇÃO-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA
- INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL